Eleições: Primeiro turno terá um hora a mais de votação.
Nas eleições municipais deste ano, o 1º Turno, que acontecerá em 15 de novembro, terá uma hora a mais para votação, devido a pandemia do novo coronavírus. Hoje, esse horário é das 8h às 17h. A informação foi dada pelo ministro Luiz Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, nesta quarta-feira (05), ao apresentar o perfil do eleitorado brasileiro para o pleito deste ano.
Barroso disse ainda que o primeiro horário da votação será reservado aos eleitores maiores de 60 anos, principal grupo de risco para contaminação por Covid-19. A definição sobre essa questão do horário da votação no dia da eleição deve sair até o final do mês. “O martelo ainda não foi batido, mas é certo que estenderemos esse horário em mais uma hora”, reforçou o presidente.
A Corte Eleitoral determinou ainda que estatísticos do órgão calculem os períodos, durante o dia de votação, de saturação da urna eletrônica em cada sessão eleitoral. Em todo o País, são 473.527 seções eleitorais, o que significa o mesmo número de urnas. Os cálculos podem subsidiar o TSE, caso queira estipular horários para votação por faixa etária.
Registro de candidaturas – O ministro Luiz Roberto Barroso fez um apelo aos partidos e candidatos para que não deixem para última hora o registro de candidatura on-line. Segundo ele, nas últimas eleições, o sistema ficou congestionado nos dois últimos dias, provocando uma correria para o registro presencial.
Número de partidos – Dados do TSE mostram que País tem 33 partidos políticos em atividade e aptos a participar das eleições municipais. O ministro Barroso informou ainda que existem outras 84 legendas em formação.