Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira (12) em Lagoa Seca
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe, começa nesta segunda-feira, dia 12 de abril e vai até 9 de julho em Lagoa Seca. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários.
Os grupos prioritários serão distribuídos em três etapas, de forma escalonada. Neste ano, a vacinação vai começar por crianças (a partir de 06 meses a menores de 06 anos), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Nesta sexta-feira (9), a Secretaria Municipal de Saúde obteve o montante inicial de 28% das doses para dar início à imunização no primeiro grupo.
A Policlínica Manoel Jácome definiu o horário das 7h às 17h para vacinar de segunda a sexta, diferentemente das unidades básicas de saúde, que só terão dois da semana para realizar a campanha (veja relação a seguir).
Dias de vacinação nas unidades de saúde
São José: segundas e quintas;
Vila Florestal: terças e quintas;
Pai Domingos: quartas e quintas;
Campo do Bahia: terças e quartas
Juracy Palhano: quartas e quintas;
Alvinho: terças e quintas;
Amaragi: segundas e terças;
Chã do Marinho: quintas e sextas;
Campinote: segundas e terças:
Monte Alegre: terças e quartas;
Floriano: terças e quartas;
Bela Vista: terças e quartas;
Centro: segundas e quintas.
Etapas de vacinação
A campanha nacional de imunização contra a gripe será distribuída em três etapas, de forma escalonada:
• 1ª etapa — de 12 de abril a 10 de maio: crianças (a partir de 06 meses a menores de 06 anos), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.
• 2ª etapa — de 11 de maio a 8 de junho: idosos e professores.
• 3ª etapa — de 9 de junho a 9 de julho: pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; Pessoas com deficiência permanente; Forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; Caminhoneiros; Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; Trabalhadores portuários; Funcionários do sistema prisional; Adolescentes e jovens entre 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; População privada de liberdade.