Desde a última sexta-feira (26), fortes chuvas atingiram toda a paraiba, causando caos e um grande acúmulo de água, principalmente na capital, João pessoa.

Diante de toda chuva que atinge o estado, o alerta de perigo de acumulado de chuvas para João Pessoa foi renovado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O acumulado de chuva pode causar alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. Além da capital paraibana, outros 119 municípios da Paraíba tiveram o aviso prorrogado. Alguns deles para casos de chuvas intensas (confira a relação abaixo).

O aviso teve início em 25 de fevereiro e segue até esta segunda-feira (1º), às 11h. De acordo com o Inmet, em caso de chuvas intensas, o aviso indica chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Segundo o órgão, em caso de rajadas de vento, a população não deve se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, deve evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Qualquer informação, pode ser obtida através do número 193, do Corpo de Bombeiros.

Ainda de acordo com o Inmet, em caso de acumulado de chuvas, é importante desligar aparelhos elétricos e, em caso de inundação, proteger os pertences da água envoltos em sacos plásticos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.