A corrida pela prefeitura de Taperoá, cidade localizada no interior do estado, cerca de 250 quilômetros da capital, é sempre observada por toda a micro região do Cariri, onde o município está localizado.

Isso acontece pela importância que a cidade tem, diante das demais, apresentando comércio forte, serviços bancários e outras atividades públicas, Taperoá acaba atraindo pessoas de todos os contos diariamente.

Acompanhar a agenda política e até fazer uma certa torcida, já é certo para quem frequenta a charmosa e centenária cidade, que é berço cultural de Ariano Suassuna.

Todo esse cenário só aumenta a responsabilidade de quem deseja governar esse torrão. Na eleição de 2024, três concorrentes colocaram os nomes na disputa e todos são conhecidos pelos eleitores.

George Farias, candidato pelo PSDB 45, é o atual prefeito da cidade que tenta reeleição. Sua estreia na atividade política foi em 2016, quando concorreu a prefeitura, mas perdeu por uma pequena margem de votos. Logo em seguida (2020), foi eleito e agora chega para sua terceira disputa.

George tem política no DNA da família. É filho e irmão dos ex-prefeitos Mandu Farias, Lula de Mandu e Adriano Monteiro de Farias.

Jurandi Gouveia de Farias, governou a cidade duas vezes, começou na política em 2012 e tendo como principal cabo eleitoral o então prefeito Deoclécio Moura Filho, obteve larga vitória com mais de mil votos de frente.

Já na reeleição em 2016 não encontrou um cenário tão fácil. Venceu com pouco mais de 100 votos de maioria e não pôde contar mais com o apoio de Deoclécio, que inclusive também foi candidato. Em 2024, Gouveia tenta ser prefeito pela terceira vez e agora está no PSB (40) do governador João Azevedo.

Salomão Marinho de Oliveira, foi vereador por dois mandatos, sendo eleito em 2004 e 2008, ficando suplente nas eleições de 2012 e 2016. É professor, militante histórico da centro esquerda, disputa a prefeitura pela Federação Brasil da Esperança, liderada por PT, PCdoB e PV. Político experiente, respeitado no parlamento, tenta ser prefeito pelo partido de Lula (13). Salomão vai para sua quinta disputa eleitoral, o que faz dele o mais veterano na atividade política, em comparação aos demais candidatos ao cargo de prefeito.

Lázaro Farias

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.