O advogado Bruno Nóbrega registra hoje, 15 de julho, sua candidatura à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba pelo Quinto Constitucional da OAB-PB. O registro ocorrerá na sede da OAB em João Pessoa, às 15h.

Para Bruno, pleitear essa vaga é reafirmar a importância do Quinto Constitucional para o sistema de justiça e para a sociedade.

“É um recurso que possibilita a pluralidade de olhares no judiciário, acrescentando a vivência da advocacia à composição dos tribunais”, afirmou.

O ex- procurador geral do município também destacou o papel do desembargador pela vaga do Quinto Constitucional no que se refere à defesa das prerrogativas dos advogados.

“Um desembargador com experiência na advocacia tem um compromisso maior com os direitos dos advogados, essencial para a liberdade de defesa e a efetivação da justiça.”

Após três anos e meio como Procurador Geral do Município de João Pessoa, Bruno deixou o cargo no dia 5 de julho para se candidatar. Com mais de duas décadas de experiência na advocacia, ele combina prática e conhecimento jurídico.

Trajetória de Bruno Nóbrega

Bruno Augusto Albuquerque da Nóbrega, natural de João Pessoa, é casado e pai de três filhos. Formado em Direito pelo Unipê em 2002, iniciou sua carreira no Tribunal de Justiça da Paraíba. Atuou como Juiz Leigo nos Juizados Especiais da Capital e exerceu funções na OAB/PB, incluindo Conselheiro Estadual Titular e Secretário Geral da 1ª Câmara. Foi Procurador Jurídico do Conselho Regional de Corretores de Imóveis e do Conselho Regional de Contabilidade. De janeiro de 2021 a julho de 2024, foi Procurador Geral do Município de João Pessoa.

Inscrições

As inscrições começaram 15 dias após a publicação do edital no Diário Eletrônico da OAB, com um prazo de 20 dias corridos para submissão das candidaturas. A publicação ocorreu em 14 de junho.

Processo de Seleção e Eleição

A OAB-PB realizará uma eleição direta para selecionar os seis membros da lista sêxtupla, composta com paridade de gênero. O TJPB reduzirá a lista para três nomes, sendo a escolha final do governador do estado, João Azevêdo.

O que é o Quinto Constitucional

Previsto no artigo 94 da Constituição Brasileira de 1988, o Quinto Constitucional determina que um quinto das vagas de determinados tribunais seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público, promovendo diversidade na composição dos tribunais.

Serviço

  • Dia: Segunda-feira, 15 de julho
  • Local: OAB-PB – Rua Rodrigues de Aquino, 37, Centro, João Pessoa
  • Horário: 15h

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.