Pollyanna Dutra ressalta importância do PAA Leite para mulheres da zona rural na 1ª edição da Expo Riacho
A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano da Paraíba (SEDH), Pollyanna Dutra, participou da 1ª edição da Expo Riacho, em Riacho dos Cavalos, no sertão da Paraíba. Na ocasião, Pollyanna ministrou uma palestra para mulheres que trabalham no campo, ressaltando a importância do empreendedorismo feminino na zona rural.
Para a secretária, iniciativas como o Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade Leite, (PAA-LEITE), mudam a vida de uma região inteira ao fomentar a geração de renda no campo, além de contribuir no combate à fome, ao garantir a segurança alimentar e nutricional da população em vulnerabilidade social. “O foco do programa é acabar com a fome. São 150 mil litros de leite atingindo em torno de 34 mil famílias, que recebem em torno de 5 a 7 litros toda semana. Lá no Cariri, a gente mudou a vida de uma região inteira que era condenada a não dar certo. O governo do Estado começou a estimular comprando dos pequenos produtores. Com apenas um programa e com a iniciativa governamental, o poder público conseguiu mudar a vida de uma região inteira”, disse.
“E, sabendo que existem inúmeras mulheres nesse setor, podemos considerar que isso é uma virada de chave na Paraíba. Através do PAA, a gente contribui no combate à fome e na igualdade entre mulheres e homens. O governador está trabalhando pelo desenvolvimento do nosso Estado. Não é só a criança que recebe o alimento nutritivo, mas é a contribuição social que a gente está mudando os indicadores sociais. Queremos fazer o leite chegar a quem mais precisa e é por meio dele que vamos empoderar mais mulheres na Paraíba”, afirmou a secretária sobre o programa que garante acesso aos direitos as mulheres da Paraíba ao possibilitar a independência financeira.
A Expo Riacho, que foi realizada na cidade de Riacho dos Cavalos, no sertão paraibano, de 05 a 07 de julho, reúne os principais produtores rurais da região para debater temas diversos sobre a as atividades rurais, além de oferecer uma vasta programação cultural e torneio leiteiro.