O Hospital Universitário Alcides Carneiro, em Campina Grande, já iniciou as marcações de consultas do mutirão Novembro Azul, campanha de conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata. Serão 300 vagas e o contato com o hospital deve ser feito até esta sexta-feira (13), pelo telefone 2101-5640, das 8h às 11h e das 13h às 17h. É necessário estar com o cartão do SUS em mãos no momento do agendamento.

Os atendimentos terão como público-alvo homens a partir de 45 anos. Entre os dias 16 a 27 de novembro, os pacientes que realizaram a marcação irão fazer o exame de PSA (que mede o nível de uma substância produzida pela próstata, o Antígeno Prostático Específico). Assim, os participantes do mutirão vão para as consultas com os urologistas já portando o resultado de seus exames. Os atendimentos com os especialistas vão acontecer no início de dezembro.

Câncer de próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para este ano, a estimativa é de 65.840 novos casos no Brasil. Na Paraíba, a previsão é de 1.740 novas ocorrências.

Segundo o Inca, em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa e muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Portal Correio

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.