30 dias para o São João 2023 de Campina Grande: expectativa e o que se sabe sobre a festa
Faltam 30 dias para o São João 2023 de Campina Grande, no Agreste da Paraíba. A festa, que é conhecida como “O Maior São João do Mundo”, reúne milhares de forrozeiros no Parque do Povo, local onde o evento acontece. Este ano, a festa completa 40 anos de existência e vai durar 32 dias.
A 30 dias da festa, o sentimento é de ansiedade e expectativa para o evento. Diversos setores já se preparam para o evento. Para quem vai tocar no período junino, as preparações para o evento começam já no mês de maio. Paulo Matheus, cantor de um trio de forró que vai se apresentar em uma das ilhas no São João de Campina Grande, contou à TV Paraíba que a preparação para o período de festas deve ser bem feita porque o ritmo de apresentações é intenso.
“Tem que se preparar bem, porque é um período que eu não paro em casa. A vida é dentro de um carro. É um mês de ganhar dinheiro”, contou o artista.
Se nos palcos a preparação já começou, para quem vai dançar nas quadrilhas juninas os 30 dias que antecedem à festa é necessário ajustar os detalhes finais nos ensaios. Uma das quadrilhas juninas que deve se apresentar no São João 2023 de Campina Grande é a ‘Expressão Junina’, que há nove anos está se apresentando e utiliza o mês de maio apenas para ajustar os últimos detalhes para as apresentações que vão acontecer no período junino. E para quem participa das quadrilhas, o sentimento é de gratidão.
“É uma paixão que a gente tem por essa festa. Para mim, é uma coisa espetacular”, contou o marcador da ‘Expressão Junina’, Sandro Nascimento, à TV Paraíba.
Dentro das quadrilhas juninas existem as mais variadas histórias e o encontro de amizades e gerações, como é o caso de Valkíria Rodrigues e Roberta Rodrigues, mãe e filha que, agora, dançam juntas e despertam o sentimento de união e gratidão por estarem juntas nas apresentações.
“Eu sempre quis dançar junto com ela e agora a gente está caminhando juntas”, disse Valkíria. “A gente sempre ajuda uma a outra. Eu sou mais complicada de ensinar, mas a gente dá o nosso jeitinho”, disse Roberta sobre os ensaios com a mãe.
Em 2023, dentre as novidades já anunciadas pela Prefeitura Municipal de Campina Grande para a festa estão uma nova empresa responsável pela gestão da festa e a descentralização da programação, com a criação do “Quadrilhódromo”.
No Parque do Povo, local onde a festa vai acontecer, a estrutura está sendo montada pela empresa organizadora e a expectativa é de que até 1º de junho tudo esteja pronto.
São João 2023 de Campina Grande
O São João 2023 de Campina Grande começa em 1º de junho deste ano. A empresa Arte Produções de Eventos Artísticos e Locações Ltda, selecionada para gerir o evento, é a mesma responsável pela realização de um dos maiores eventos de agropecuária do Nordeste, a feira Expocrato, no Ceará.
Assim como em edições anteriores, o São João 2023 de Campina Grande vai acontecer no Parque do Povo, localizado no Centro da cidade. Em 2022, a prefeitura chegou a cogitar a possibilidade de ampliar o espaço, através da requalificação do Parque Evaldo Cruz (Açude Novo), depois que o Parque do Povo atingiu lotação máxima de pessoas em dias de shows do São João.
A principal medida anunciada é a criação do “Quadrilhódromo”, um polo localizado na Estação Velha onde as tradicionais quadrilhas juninas devem se apresentar nos dias de competição. Outros locais, como o Parque da Criança e a Vila do Artesão também receberão decoração temática, ainda segundo a prefeitura.
Programação da festa
A programação completa do São João 2023 de Campina Grande foi divulgada em 5 de abril e a abertura, no dia 1º de junho, vai contar com show de Geraldo Azevedo e Chico César, com participação especial de Juliette. Também se apresentam Alcymar Monteiro e Biliu de Campina. Este ano, o evento comemora 40 anos de existência.
Entre os destaques da programação, estão também nomes como Elba Ramalho, que mais uma vez se apresenta na véspera de São João, e os de Fagner e Roberta Miranda, que vão se apresentar no dia 24 de junho, dia de São João. Foi confirmado ainda que Calcinha Preta e Limão com Mel se apresentam no Dia dos Namorados, 12 de junho.
‘O Maior São João do Mundo’
De forma improvisada, “O Maior São João do Mundo”, teve início no dia 4 de junho de 1983 em uma palhoça montada na área, onde hoje é o Parque do Povo, para as pessoas dançarem forró. Em cinco anos, a festa já estava incluída no calendário turístico do Brasil.
Isso porque o então prefeito Ronaldo Cunha Lima resolveu centralizar a festa junina da cidade. No primeiro ano, não há uma confirmação de quantos dias o evento durou, mas a partir do ano seguinte, em 1984, o evento passou a ter duração de 30 dias.
Cinco anos depois da criação, o São João de Campina Grande já era uma festa de grande proporção pelo nome e pelo tempo de duração. Por isso, em 1987 o “Maior São João do Mundo” foi incluído no calendário oficial do Instituto Brasileiro de Turismo. Na época, o presidente da Embratur era João Dória Júnior.
Depois desse ano, o festejo passou apenas por mudanças estruturais no local onde é realizado, a exemplo da construção da Pirâmide e da localização do palco principal, até que em 2017 passou a ser realizada através de uma parceria entre os setores público e privado. As empresas parceiras foram escolhidas, desde então, por meio de licitações.
Em 2022, o São João de Campina Grande recebeu o título de maior festa junina do país, concedido pelo Instituto Ranking Brasil. O reconhecimento aconteceu na noite de encerramento do evento. Para o instituto, os números do “Maior São João do Mundo” – como a festa é conhecida – foram impressionantes em 2022, o que a consolidou como a maior do país.
g1