O Conselho de Mobilidade Urbana de João Pessoa se reuniu na sede da Semob, nesta sexta-feira (3), e definiu reajuste de 30 centavos na tarifa do transporte público na capital.

O Conselho de Mobilidade Urbana de João Pessoa se reuniu na sede da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), nesta sexta-feira (3), e definiu um reajuste de 30 centavos na tarifa do transporte público na capital. Com isso, a passagem de ônibus deverá passar de R$ 4,40 para R$ 4,70, um reajuste de 6,8%, a partir da zero hora de domingo (5).

O valor foi proposto pelo Conselho e aprovado por 12 votos a 1. Apenas o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) votou contra.

Segundo o superintendente da Semob, Expedito Leite, está na média de todo o Brasil e abaixo da inflação proposta pelo sistema, que foi de 22%.

A ata da reunião será encaminhada à Câmara Municipal e ao prefeito Cícero Lucena (PP), para sanção, após análise da Procuradoria-geral do Município.

Melhorias nos ônibus

O superintendente da Semob, Expedito Leite, informou que 40 novos ônibus, modelo 2023, devem ganhar as ruas da cidade. “Vamos renovar a idade média e fazer uma mudança na frota em torno de 20%”, afirmou. Ele também assegurou que as linhas serão reforçadas em horários de pico, após estudo das necessidades.

Expedito também destacou que o Conselho Tarifário será transformado em Conselho de Mobilidade, com reuniões ordinárias, para debater não apenas aumento de passagem, mas melhorias para o sistema de transporte público da capital. Uma das pendências é a obrigatoriedade de ônibus climatizados, até hoje não implementados em João Pessoa.

Jornal da Paraíba

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.