A cinco dias da posse, Lula sela o futuro de Simone Tebet no ministério nesta terça
Lula acerta os últimos detalhes para selar, nesta terça-feira, o futuro de Simone Tebet (MDB-MS) no Ministério do Planejamento. O script foi definido ontem à noite. Tebet visitará Lula à tarde e está pronta para dizer sim.
Durante as tratativas, fontes do MDB entenderam que o PPI ficará sob a guarda do Planejamento. Uma fonte do PT, entretanto, diz que o “é coordenado e monitorado pela Casa Civil [que vai ficar com os petistas] e executado pelos ministérios de áreas-fim”.
O Planejamento, embora acompanhe os projetos do PPI, inclusive participando do comitê gestor do programa, não é um ministério de área-fim. Ou seja: ainda há espaço para alguma discussão (ou confusão) antes da decisão final.
‘Quero você lá’
Na semana passada, Tebet e Lula voaram juntos para São Paulo e, no fim da viagem, o presidente eleito se despediu com um “quero você no Planejamento”.
De lá para cá, foram só negociações para saber o tamanho do ministério. Tebet não gostaria de assumir uma pasta esvaziada, burocrática, e, por isso, pediu que o PPI ficasse por lá.
G1