As novas variantes da Covid-19 têm causado o retorno de picos de casos da doença em todo mundo. Um boletim divulgado pelo Comitê Científico do Consórcio Nordeste mostrou as novas mutações do SARS-CoV-2, teoricamente, procuram fazer o vírus mais transmissível e podem causar doenças mais graves e evadir a proteção das vacinas, reinfectando pessoas que já tiveram a doença ou que estão imunizadas.

De acordo com o estudo, o Brasil atingiu o registro de mais de 50 mil novos casos confirmados de coronavírus no último dia 22. Dessa forma, o Comitê avaliou que, embora a vacinação tenha sido de grande importância, os imunizantes atuais ” vêm tendo menor efetividade com as novas variantes, reduzindo a proteção contra internação, embora tenha se mantido protetora para óbito”.

O boletim complementou que “a situação exige que os governos dos mais diferentes níveis assumam um papel de liderança a fim de impedir uma explosão dos número de casos nos próximos 60 dias” e elencou uma série de medidas práticas aos governos estaduais e municipais para o combate do quadro global da pandemia,

O principal ponto mencionado no documento é o retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados ou com aglomerações, como transporte público, academias de ginástica, restaurantes, cinemas, teatros, escolas e universidades. Também há a recomendação da criação de campanhas amplas e massivas sobre a importância da vacinação e retomar os programas de busca ativa de pessoas que não tomaram as doses de vacina destinadas, incluindo todas as crianças de 6 meses a 5 anos, não apenas aquelas com comorbidades.

Outras medidas incluem utilizar as vacinas disponíveis para aplicar a 5ª dose em pessoas idosas e exigir que o governo federal adquira vacinas atualizadas existentes no mercado para novas variantes e aumentar a oferta de testes no SUS para a população, seguido de rastreamento e isolamento dos casos identificados.

https://3290bc79c461a9c14cb15ba2c1897096.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html

O boletim também traz uma análise detalhada de cada estado da região Nordeste e alerta que a Paraíba se encontra em situação de risco epidêmico alto. O estado registrou na última quarta-feira (23), 197 casos de Covid-19. 27 (13,71%) são moderados ou graves e 170 (86,29%) são leves. “Como resultado, os municípios têm enfrentado dificuldades no cadastramento de casos leves de Covid-19, bem como de doses de vacinas aplicadas”, informa.

Foram confirmados quatro óbitos desde a última atualização. Os dados epidemiológicos com informações sobre todos os  municípios estão disponíveis em: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/dadosepidemiologicos-covid

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.