O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) na Paraíba, está apurando possível paralisação da Operação Carro Pipa na Paraíba em virtude de corte de verbas. O problema foi denunciado pelo Portal MaisPB na última segunda-feira (21), quando a reportagem revelou uma mensagem enviada pelo Exército aos prefeitos informando sobre a falta de recursos.

Só na Paraíba, são 159 municípios atendidos por 674 carros-pipa, que suprem a falta de água para uma população de mais de 272 mil habitantes, de acordo com os dados mais atualizados do Exército.

Para apurar o possível desabastecimento na Paraíba, a procuradora Janaina Andrade expediu ofício ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para que, no prazo de 10 dias úteis, informe a situação da Operação Carro Pipa no estado, especialmente se e quando houve paralisação no mês de novembro. Oficiou ainda a Secretaria de Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente do Estado da Paraíba (SEIRHMA) para que informe se foi comunicada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional acerca de eventual paralisação da operação em novembro.

Por fim, o MPF agendou reunião para o dia 13/12/2022 com MDR e SEIRHMA e convidou os representantes das bancadas de parlamentares federal e estadual da Paraíba, além da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), para debater o assunto.

Diante do problema, a redação da Rede Mais provocou o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Regional, para saber se há em curso o trabalho para solucionar o problema. A pasta confirmou que houve a falta de recurso, mas se comprometeu a normalizar o serviço na próxima semana.

Em nota encaminhada à reportagem, o MDR informou que “para assegurar a continuidade da Operação Carro Pipa, a Junta de Execução Orçamentária (JEO) aprovou, na última segunda-feira (21), a liberação de crédito suplementar ao Ministério do Desenvolvimento Regional”.

MaisPB

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.