PMCG lança Projeto “Campina Educa 365 dias” para recomposição de aprendizagens
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), lançou na noite da última quinta-feira, 13 de outubro, o Programa “Campina Educa 365 dias”, uma estratégia que visa a reduzir e combater os prejuízos relativos ao processo de aprendizagem, causados pelos impactos da pandemia.
O evento, que aconteceu no auditório do Colégio Imaculada Conceição (CIC Damas), localizado no centro da cidade, fez alusão à comemoração antecipada do Dia do Professor, oficialmente comorada no próximo sábado, 15 de outubro, e fez parte de um conjunto de ações que fazem referência aos 158 anos de Campina Grande, comemorados no último dia 11 de outubro.
O Prefeito Bruno Cunha Lima, fez ponderações a respeito da ação e citou a importância de fornecer um aparato educacional para os estudantes da Rede, a fim de preencher lacunas decorrentes do período pandêmico.
“O mundo inteiro foi impactado com a rotina imposta pela crise sanitária, e sem dúvida os estudantes foram extremamente prejudicados com esse contexto. Se faz então extremamente necessário um aparato e um suporte para a recuperação das habilidades que não foram desenvolvidas durante este período. É uma responsabilidade que nós assumimos” considerou Bruno.
De acordo com o Secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, a valorização do estudante passa por várias ações, incluindo o suporte para o cumprimento de uma grade curricular efetiva.
“Os estudantes serão acompanhados durantes os 365 dias do ano com aulas de reforço, e terão suporte integral para detecção das deficiências educacionais para o suprimento de todas as necessidades possíveis. Tudo isso pra preencher lacunas e promover uma formação com maior integralidade”, ponderou Asfora.
A Gerente de Ensino Fundamental, Adriana Sá, categorizou o projeto como sendo uma peça fundamental em um momento em que a prioridade é ajustar os níveis educacionais e fornecer amparo para os estudantes que enfrentam algum tipo de dificuldade frente às sequelas da pandemia.
“O Projeto contempla atividades extra que culminam no reforço da aprendizagem dos nossos estudantes, de modo a gerar uma segurança no processo educativo e a recuperar habilidades e déficits decorrentes desse período de pandemia, em que as dificuldades e barreiras naturais do momento abriram lacunas preocupantes para a Educação do mundo inteiro. A iniciativa é resultado de uma preocupação nossa com os estudantes”, pontuou Adriana.
Campina Educa 365 dias
O Programa é uma iniciativa que foca na reorganização de estratégias teórico-metodológicas que subsidiam as ações pedagógicas nas Unidades Educacionais, a fim de atender ao processo de Recomposição das Aprendizagens.
O processo de Recomposição das Aprendizagens está voltado para o desenvolvimento de habilidades não contempladas ou não alcançadas no período pandêmico e envolve todos os estudantes. Além disso, a recomposição contempla desde os aspectos cognitivos aos aspectos socioemocionais que impactam diretamente no processo de aprendizagem dos estudantes e na interação entre todos os participantes envolvidos na prática educativa.
Serão ofertadas aulas extras, programas de monitorias, atividades em grupo e programas de formação continuada para os professores.
O Projeto segue as diretrizes da resolução CNE/CP nº 2, de 5 de agosto de 2021, inciso 3º do Art. 5º, prevê a reorganização das atividades educacionais deve minimizar os impactos das medidas de isolamento na aprendizagem dos estudantes, considerando o longo período de suspensão das atividades educacionais presenciais nos ambientes escolares.
Codecom / PMCG