Quatorze concorrentes registram candidatura para Prefeitura de João Pessoa
As eleições municipais deste ano em João Pessoa terão um número recorde de candidatos a prefeito: 14, no total. Esse número pode baixar para 13 caso, ao final da análise dos registros de candidatura, a do deputado Anísio Maia (PT) caia já que a legenda, através da instância nacional, decidiu apoiar a candidatura de Ricardo Coutinho (PSB), formando uma coligação. As informações são da jornalista da Rede Correio Sat, Sony Lacerda, em seu blog.
Dos 14 candidatos a prefeito registrados, sete estão em exercício do mandato ou já tiveram mandatos eletivos: Anísio Maia (deputado estadual), Cícero Lucena (ex-prefeito, ex-governador e ex-senador), João Almeida (vereador e suplente de deputado estadual), Raoni Mendes (ex-vereador e ex-deputado estadual), Ricardo Coutinho (ex-prefeito e ex-governador), Ruy Carneiro (deputado federal) e Wallber Virgulino (deputado estadual).
Maior colégio eleitoral do Estado, João Pessoa tem 522.269 eleitores aptos a votar nas eleições municipais deste ano. Desses, 55,5% são mulheres e 44,5%, homens.
Também podemos observar o fenômeno da pulverização do espólio eleitoral, onde da esquerda para a direita, a divisão, literalmente, é visível. Em eleições passadas, alas da esquerda costumavam se agrupar, outros optavam por marchar sozinhos.
Sete partidos de esquerda registraram candidaturas: Rede, PSOL, PCO, PSTU, UP, PSB e PT. No Centro/Direita e puxando para Direita propriamente dita temos Progressistas, PV, PSDB, MDB, DEM, Solidariedade e Patriotas. Ainda tem a ala dos que juram ser da base próxima do presidente Jair Bolsonaro.
Voltando a Anísio Maia e Ricardo Coutinho, entre os dois ainda existe o PCdoB. Vamos à tese: caso o PT Nacional não ceda e confirme apoio ao socialista, onde entraria o PCdoB, já que a Coligação “A Força do Povo”(PSB / PT), registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, não consta o partido. O PCdoB pode lançar candidatura própria. Já teria um nome: Gregória Benário, presidente estadual da legenda.
E mais outra tese: se o PT marchar com Ricardo Coutinho e o registro de candidatura do ex-governador chegue a ser barrada, o Partido dos Trabalhadores ficaria de fora das eleições em João Pessoa, seja como protagonista ou coadjuvante, em muito tempo. Isso em se tratando de chapa majoritária.
Candidatos registrados para prefeitura da capital paraibana:
- Anísio Maia / Percival Henriques – Coligação “Unidos por João Pessoa”
- Camilo Duarte / Maurício Almeida – PCO
- Carlos Monteiro / Filipe Leite – Rede Sustentabilidade
- Cícero Lucena / Léo Bezerra – Coligação “Pra cuidar de João Pessoa”
- Edilma Freire / Mariana Feliciano – Coligação “João Pessoa da gente”
- João Almeida / Carlisson Figueiredo – Coligação “Um novo momento, uma nova solução”
- Nilvan Ferreira / Major Milanez – MDB
- Pablo Honorato / Márcio Roberto – PSOL
- Rafael Freire / João Batista – UP
- Rama Damas / Lissandro Saraiva – PSTU
- Raoni Mendes / TC Ricardo Ramalho – Coligação “Pra João Pessoa funcionar”
- Ricardo Coutinho / Antônio Barbosa – Coligação “A força do povo”
- Ruy Carneiro / Zé Gadelha – Coligação “A cidade no ritmo certo”
- Wallber Virgulino / Leila Fonseca – Coligação “Coragem para fazer o novo”
Fonte: Portal Correio