Paraíba soma mais de 30 casos suspeitos de varíola dos macacos; confira os sintomas
Com os 36 casos suspeitos de varíola dos macacos investigados no estado da Paraíba, o secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, falou como podemos nos prevenir contra a monkeypox.
Bezerra informou, em entrevista a uma emissora de rádio, que um caso foi confirmado na capital paraibana.
“Atualmente, são 36 casos notificados. Desses 36 casos, quatro foram descartados e um caso confirmado, que é uma jovem residente em João Pessoa, mas que passou as férias em Natal. Provavelmente, adquiriu o vírus no Rio Grande do Norte. São 31 casos que seguem em investigação e aguardam o resultado dos exames confirmatórios”, disse.
A doença é transmitida, principalmente, pelo contato direto ou indireto com sangue, fluídos corporais e lesões corporais.
Jhony fez algumas recomendações para evitar a infecção pela varíola dos macacos.
“Como prevenção, recomendamos evitar o contato pele a pele. O uso da máscara é um mecanismo de proteção porque pode haver transmissão por gotículas, a higienização das mãos com álcool 70 e com sabão neutro. Se viajar e for para a um hotel, tente levar toalhas e lençóis, pois pode haver transmissão por roupas de banho e cama contaminadas”, disse.
Os principais sintomas da doença são febre acima de 38ºC, bolhas na pele, dor de cabeça, dor nas costas, fraqueza muscular e aparecimento de gânglios (caroços no corpo).
Paraíba Online