PB deve iniciar emissão de novas carteiras de identidade até o fim do ano, diz chefe do núcleo de Identificação da Polícia Científica
A emissão do novo modelo da carteira de identidade deve começar até dezembro na Paraíba. Em entrevista, nesta sexta-feira (22), o Chefe do Núcleo de Identificação da Polícia Científica (IPC-PB), Acidio Furtado, destacou que o processo para atualização do sistema e das novas cédulas segue em andamento.
“A Paraíba vai entrar no segundo lote de emissão desses documentos. O Governo Federal segue um cronograma adotado pelo Ministério da Justiça. Esses lotes seguem um fluxo e a Paraíba está no segundo lote”, disse.
De acordo com ele, o serviço de emissão da nova carteira de identidade que começa a ser feito no Rio Grande do Sul, Acre, Distrito Federal, Minas Gerais e Paraná se deve a divisão por lotes, organizada pelo Governo e Receita Federal.”O projeto piloto inicial será com esses estados”, explicou.
“Até dezembro estaremos emitindo os novos documentos. Esse é o período em que o Governo Federal estará entregando o sistema de segurança para ser feita a impressão do documento que segue o padrão do Mercosul. Também aguardamos as gráficas de segurança liberarem as saídas das cédulas”, destacou Acidio.
Mesmo com o início da confecção da nova carteira de identidade, o RG atual ainda vale por 10 anos. Segundo ele, a população não é obrigada a fazer a aquisição do novo modelo de forma imediata. “Esse modelo continua valido por mais dez anos. Não existe obrigatoriedade. Até 2032 deve ser feita essa troca de documento”, comentou.
Click PB