Morre em Campina Grande o ex-senador Ivandro Cunha Lima
Foi a óbito na manhã deste sábado (28), em sua casa, às margens do Açude Velho, o ex-senador Ivandro Cunha Lima, aos 93 anos.
Ivandro foi político, empresário e era avô do prefeito Bruno Cunha Lima.
Ivandro Moura Cunha Lima (Guarabira, 26 de Maio de 1930) é um advogado, tabelião, proprietário rural e político brasileiro. Filho de Demósthenes Cunha Lima e Francisca Bandeira da Cunha.
Carreira política
Ivandro começou atuando na política estudantil, tendo sido presidente do Centro Estudantal Campinense. Em 1974 foi eleito suplente de Senador juntamente com Rui Carneiro, assumindo o mandato em 1977 por decorrência da morte do titular.
Em 1982, quando terminou seu mandato de Senador, Ivandro iniciou sua campanha para a Câmara Federal, desistindo durante a campanha por motivos de saúde.
Afastando-se da política partidária por uns tempos, Ivandro é indicado para o BNDES, por sua capacidade e prestígio junto ao Presidente eleito Tancredo Neves, no Rio de Janeiro, onde permanece até o início da década de 90, quando retorna aos palanques, desta vez como candidato a Deputado Federal, tendo como número o 1511 (“Meu voto Federal!”), apoiando seu irmão Ronaldo Cunha Lima que foi candidato ao Governo da Paraíba, vencendo ambos as eleições. Ivandro obteve 44.231 votos ou 5,95% do eleitorado.
Em 1994, Ivandro é candidato a reeleição pelo PMDB, elegendo-se, desta vez com 53.747 votos ou 5,62%.
Ivandro foi homenageado pelo Senado com a inauguração do Espaço Cultural Senador Ivandro Cunha Lima, no dia 13 de Março de 2001.
Em 2010 é eleito 2º suplente de senador através de seu sobrinho Cássio Cunha Lima, com mais de 1 milhão de votos.
Ivandro era irmão do ex-governador Ronaldo Cunha Lima e tio do ex-governador Cássio Cunha Lima.