A bola vai rolar. A 112.ª edição da principal competição esportiva da Paraíba vai começar. São 10 clubes em busca do sonho do título, da vaga na Copa do Brasil, Copa do Nordeste, e de um lugar na história.

Disputam a edição 2022, do Estadual, o Campinense, atual campeão,  o Sousa, atual vice campeão, o Botafogo, Treze, Atlético de Cajazeiras, São Paulo Crystal, Nacional de Patos, que atravessa uma crise financeira sem precedentes, CSP, Sport Lagoa Seca e Auto Esporte, estes dois últimos que subiram da segunda divisão.

Estreia – A rodada de estreia será marcada pela partida entre Botafogo e Atlético de Cajazeiras às 20h15  Perpetão. O Belo vem de uma derrota por 3 x 0 para o CSA pela Copa do Nordeste, e quer estrear bem para mostrar a torcida que tem condições de brigar pelo título, e entrar como um dos favoritos.

Com possíveis novidades na lista de relacionados em relação ao jogo do último domingo contra o CSA, o técnico Gerson Gusmão deve contar com os retornos de Sávio, Everton Heleno e Leilson, que estão recuperados da Covid-19 e voltaram a treinar. O time titular, por sua vez, será praticamente o mesmo que enfrentou o clube alagoano, mas é incerto cravar a escalação dos 11 inicias, visto que o último treino aconteceu com portões fechados.

Já o Atlético-PB tentará repetir boas campanhas que fez em edições presentes do estadual. A última foi em 2019, quando terminou a competição na terceira colocação, após ser eliminado pelo Campinense nos pênaltis, apenas na semifinal. Vale lembrar que, nesta temporada, completam-se 20 anos do único título do Trovão Azul na competição.

O campeonato – O Campeonato Paraibano deste ano terá 49 jogos até a decisão do torneio. Pelo regulamento, ao fim da fase de grupos, os líderes de cada chave estarão diretamente nas semifinais da competição, enquanto que os segundos e terceiros farão o cruzamento entre os grupos em duelos de repescagem. Já os dois lanternas estarão rebaixados para a 2ª divisão de 2023.

Na Primeira Fase, os dez clubes serão divididos em dois grupos com cinco times cada. Dentro dos próprios grupos, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta.

.
Os líderes dos dois grupos estarão nas semifinais. Já os 2ºs e 3ºs colocados disputarão a Segunda Fase. Na semifinal, o líder do Grupo A enfrentará o vencedor de 2ºB ou 3ºA. Já o líder do Grupo B pegará o classificado de 2ºA ou 3ºB. Serão jogos de ida e volta e, em caso de empate, pênaltis. Na final, também com duelos em ida e volta, em caso de empate, penalidades máximas.

O campeão terá vagas na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D 2023. O vice-campeão ficará com vagas na Copa do Brasil e Série D.

Severino Lopes
PB Agora

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.