Fornecimento de insulina para a PB deve ser regularizado ainda em janeiro, afirma MS
O Ministério da Saúde (MS) afirmou que o fornecimento de insulina NPH para a Paraíba será normalizado ainda no mês de janeiro. O estado vem sofrendo com o desabastecimento de alguns tipos do medicamento há alguns meses.
Conforme o Ministério, a Bahiafarma – empresa que faz a distribuição da insulina para os estados, tem fornecido o produto de forma parcelada e com atrasos.
Um contrato com uma nova empresa foi assinado, segundo o MS, e o fornecimento de insulina será normalizado a partir deste mês.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a aquisição de Insulina NPH e Regular é de responsabilidade do Ministério da Saúde.
“A SES realiza a programação e distribuição do recebido pelo MS. Estamos com falta de fornecimento da insulina NPH por parte do Ministério”, afirmou a assessoria da pasta, em resposta ao Portal Correio.
Em Campina Grande
A Secretaria de Saúde de Campina Grande informou que está com desabastecimento de vários tipos de insulina há alguns meses.
Desde o início do ano passado, a Terceira Gerência Regional de Saúde tem atrasado a entrega das insulinas em caneta, frasco ampola, regular e NPH.
O órgão justifica que o atraso acontece devido a dificuldade de compra de insumos na pandemia. Em função disso, alguns tipos de insulina não estão sendo ofertados nas Unidades Básicas de Saúde de Campina Grande, principalmente a insulina em frasco ampola.
Por outro lado, o município já realizou a compra das fitas de glicemia, usadas para verificar o nível glicêmico no sangue dos pacientes. As tiras estão sendo dispensadas regularmente na farmácia da Secretaria de Saúde Municipal.
Distribuídos para a PB (2021)
- 123,3 mil frascos de Insulina Humana NPH
- 25,6 mil frascos de Insulina Humana regular
- 455,9 mil canetas de Insulina Humana NPH
- 65,4 mil canetas de Insulina Humana regular
- 4,4 milhões de agulhas para canetas aplicadoras de insulina
(Fonte: Ministério da Saúde)