Meteoro em Minas: Morador viraliza ao lavar suposto ‘fragmento’ do meteorito
Um morador do município de Iraí de Minas, no Triângulo Mineiro, movimentou as redes sociais nesse sábado (15) ao compartilhar uma foto do suposto meteorito – fragmento “sobrevivente” do meteoro – que teria caído na região na noite de sexta-feira (14). Nas imagens, ele aparece lavando o objeto com uma escova e detergente e depois o exibe, impressionado.
“‘Ó’ o sinal que ela derreteu com o calor, olha aqui! E outra coisa também, ela quebrou com a pancada, olha lá. Cabou de lavar ela”, narra o homem, que não se identifica. Depois que as imagens viralizaram, muita gente se perguntou se tocar objetos vindos do espaço é um risco para a saúde.
Ao BHAZ, o astrônomo Marcelo De Cicco, que coordena o projeto brasileiro de pesquisas de meteoros no Observatório Nacional, explica que o objeto não causa nenhum mal ao organismo humano, mas que o mais recomendado é levá-lo a um centro de pesquisas adequado.
“Não há perigo nenhum em pega-lo, é uma rocha comum. Mas não precisa lavar, o recomendado é cobri-lo e colocar dentro de um saco plástico. Quando a pessoa encontra um objeto que suspeita que seja um meteorito ela precisa entrar em contato com a universidade federal mais próxima, porque lá tem o setor de metalúrgica, o setor da área de química, que fazem o encaminhamento”, explica.
Quanto custa um meteoro?
Outra imagem que viralizou nesse sábado (15) é uma montagem que mostra o suposto meteorito sendo vendido por mais de R$ 15 mil em um site de compra e venda. Segundo o pesquisador Marcelo De Cicco, esse mercado é comum no Brasil, mas ao mesmo tempo ilegal.