Comércio de João Pessoa pode ter horário ampliado a partir desta sexta-feira (21)
A partir desta sexta-feira (21), o comércio varejista de João Pessoa pode funcionar com a ampliação de duas horas no horário, das 9h às 17h. Na quinta-feira (20), algumas atividades já foram liberadas em uma nova etapa de flexibilização na capital, como o uso da faixa de areia da praia e o banho de mar. Os ônibus voltaram a funcionar aos domingos e feriados.
Apesar das liberações, o prefeito orienta que as pessoas devem evitar aglomerações. A fiscalização para evitar a junção de muitas pessoas continua como medidas preventivas à propagação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Liberados a partir de sexta-feira (21)
- Aumento de duas horas no horário de funcionamento do comércio.
- Os shopping centers e centros comerciais do Bairro dos Estados poderão modificar seu horário de funcionamento, ficando de 10h às 18h.
A partir de 1º de setembro
- Casas de eventos e festas poderão começar a funcionar com 50% da capacidade. Para isso, deve-se respeitar o distanciamento de 2 metros entre as mesas, disponibilização de álcool gel, serviços somente à francesa (empratados ou volantes), individualizados e observando demais exigências estabelecidas em normas complementares da Secretaria Municipal de Saúde.
O prefeito Luciano Cartaxo também anunciou que o desfile de 7 de setembro está suspenso, bem como os eventos comemorativos em alusão ao Dia da Independência do Brasil.
Sobre o retorno das aulas e o funcionamento de cinemas, ainda não há definições sobre o assunto. As novas medidas seguem o quadro evolutivo de recuperação da cidade no que diz respeito à Covid-19, apesar de ser importante manter o isolamento social na medida do possível e só sair de casa quando realmente for necessário.
O número médio de casos diários não tem aumentado ao longo das etapas de flexibilização, de acordo com a prefeitura da capital, e a ocupação dos leitos de UTI atingiu o menor patamar nesta terça-feira (19) desde abril, estando em 38%. Além disso, João Pessoa registra queda na média diária de óbitos ao longo das etapas da flexibilização e está havendo queda na procura pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades de Saúde da Família (USFs).
Fonte: G1 PB