Candidaturas laranjas: grupo realiza protesto na Câmara de Campina Grande
Pelo visto, as eleições de 2020 seguem sendo pauta para movimentações ainda nos dias de hoje. Manifestantes se mobilizaram em um protesto, na manhã desta terça-feira (28), em frente à Câmara Municipal de Campina Grande.
Com sacos de laranjas na mão, eles pedem rapidez em relação ao julgamento de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que visa identificar se houve candidaturas laranjas de vereadores nas eleições.
Vale lembrar que a Ação de Investigação, que pauta as movimentações de hoje, teve seu protocolo feito em 1º de dezembro de 2020.
A defesa chegou a argumentar que uma parcela das provas não teria sido periciada, e as audiências de instrução que estavam marcadas há alguns meses foram desmarcadas por decisão do Tribunal Regional Eleitoral.
Os partidos Democratas, Solidariedade e Pros são os alvos das denúncias investigadas. Essas denúncias dão a entender que as legendas utilizaram do artifício de candidaturas laranjas para atingir o percentual mínimo de gênero exigido.
Inicialmente, o planejamento era de que o protesto fosse realizado na Praça da Bandeira, mas o grupo acabou mudando o local.
Campina Grande, no entanto, não é a única cidade que lidou com esse tipo de denúncias em relação às eleições de 2020, tendo no Estado dois casos já julgados, um tido como improcedente, em Serra Redonda, e outro como procedente, em São José de Piranhas.
Paraíba Online