Celebrando 136 anos na sexta-feira (24), o município de Soledade tem recebido destaque na Paraíba e sendo reconhecido devido às suas potencialidades. Em cerimônia de celebração da data, o prefeito do município, Geraldo Moura Ramos, detalhou o crescimento que a cidade vem vivendo, recuperando o posto de ‘Princesa do Cariri’. O evento contou com a participação do senador Veneziano Vital, além do deputado federal Aguinaldo Ribeiro e o deputado estadual Wilson Filho.

O gestor destacou o trabalho em equipe realizado entre os poderes para garantir o desenvolvimento do município.

“Soledade está em outro patamar. O brilho da cidade estava sendo apagado, mas com os esforços que temos empenhado, a história tem sido contada novamente, e escrita por várias mãos.  Nosso município está sendo projetado para o Brasil e o mundo, e isso é fruto de um trabalho empreendedor da gestão, que tem se voltado para o crescimento”, avaliou.

O prefeito ressaltou o projeto do polo industrial, que garantirá a geração de emprego para a cidade e toda a região, abrigando empresas que fortalecerão a economia da cidade. Recentemente, o Festival de Queijo, evento realizado pela Prefeitura em parceria com o Sebrae e a PBTur, apontou ainda o potencial gastronômico e cultural da cidade, pontos que podem adicioná-la à rota turística do estado.

O senador Veneziano Vital defendeu a parceria em favor de garantir recursos para Soledade.

“Queremos a Assembleia, a Câmara Federal e o Senado juntos para compartilhar e dividir esforços, para concretizar em nome daquilo que já está sendo contado na história do desenvolvimento da cidade”, apontou.

O deputado Wilson Filho enfatizou o apoio do Governo do Estado em favor do Curimataú e a celebração de parcerias que preveem asfaltamento em vias importantes, reforma em escolas e garantia de recursos para aquisição de equipamentos.

“Os poderes se unem para realizar melhor gestão da história”, pontuou.

Ao longo de seu mandato, o deputado Aguinaldo Ribeiro afirma ter enviado cerca de R$10 milhões para Soledade e comemora a aplicação dos recursos. “Esse é o momento de trabalho, de arregaçar as mangas.É muito bom saber que os recursos são bem aplicados, chegando para o povo e trazendo resultados”, avaliou.

História de Soledade – Localizada no Curimataú Ocidental, Soledade surgiu a partir da fazenda do português João Gouveia Sousa. Sua primeira construção, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi um cemitério, que tempos depois passou a contar com uma capela nas proximidades, surgindo a partir daí o povoado. Elevada a sede de distrito com a denominação de Soledade, o município foi emancipado em 24 de setembro de 1885. Além da agropecuária, tem no artesanato e comércio os meios de geração de renda e se destaca pela localização privilegiada, às margens da BR-230, e da produção cinematográfica. Possui mais de 15 mil habitantes, de acordo com IBGE.

Paraíba Rádioblog

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.