Os três senadores paraibanos Veneziano Vital do Rêgo (MDB), Daniella Ribeiro (PP) e Nilda Gondim (MDB), disseram “SIM” ao fim das coligações nas eleições proporcionais na votação realizada nesta quarta-feira (22), no Senado Federal, em Brasília.

A volta das coligações estava inserida na Proposta de Emenda à Constituição da reforma eleitoral (PEC 28/2021). A votação, realizada na noite desta quarta-feira (23), contou com 70 (setenta) votos favoráveis à PEC e apenas 3 (três) contrários.

O sistema de coligações em eleições proporcionais já estavam proibidas desde a promulgação da Emenda Constitucional 97, de 2017, e já não valeram nas eleições municipais de 2020.

Leia também: Senado aprova PEC sem coligações partidárias e com incentivos a candidaturas de negros e mulheres

O voto dos três senadores paraibanos concordou com a visão da relatora da PEC, senadora Simone Tebet (MDB-MS), que afirma serem as coligações fatores que distorcem a vontade do eleitor, ao eleger candidatos com orientações políticas diferentes daqueles escolhidos, além de aumentar a fragmentação partidária e dificultar a governabilidade.

Paraíba Rádioblog

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.