Vice-prefeito acompanha trabalho de agentes de endemias e pede que população mantenha os cuidados contra a dengue
O vice-prefeito de Campina Grande, Lucas Ribeiro, acompanhou na manhã desta quinta-feira, 02, as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti no bairro das Malvinas. Durante as visitas, realizadas com os agentes de combate às endemias, Lucas conversou com moradores e ressaltou que a colaboração de todos é essencial para conter as doenças e evitar a presença de mais um agravante no quadro de saúde pública.
“Os agentes de endemias têm realizado um trabalho muito importante na nossa cidade, no combate ao mosquito e na conscientização da população. Mas é necessário frisar que, mesmo com eles fazendo essa ação, se as pessoas não colaborarem não se tem resultados. Por isso, cada um deve fazer sua parte”, orientou.
O combate ao mosquito, principal transmissor da Dengue, do Zika Vírus e da Chikungunya, foi intensificado em Campina Grande em razão do aumento registrado no índice de infestação por Aedes aegypti (LIRAa), divulgado no mês de julho. Segundo o levantamento, a média geral da cidade subiu de 3,0 (médio risco) para 4,9 (alto risco).
Os agentes de endemias seguem realizando, diariamente, visitas domiciliares em diversos bairros, seguindo todos os protocolos de proteção à covid-19, para identificar possíveis focos do mosquito e orientar a população sobre os cuidados e a importância da prevenção.
Aliado a isso, o município também vem desenvolvendo trabalhos setorizados, com acompanhamento dos índices de infestação do mosquito, fumacês, peixamento (processo em que os peixes comem as larvas, impedindo que se desenvolvam até se tornarem um mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e da Chikungunya) e também orientações nas Unidades Básicas de Saúde.
Codecom