O Governo Federal iniciou o desenvolvimento do Plano Setorial de Oceano e Zona Costeira, parte integrante do Plano Clima Adaptação. Essa iniciativa busca reduzir a vulnerabilidade de regiões como Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba, para minimizar os impactos das mudanças climáticas pelo avanço do nível do mar.

O Governo Federal afirmou que o planejamento e a gestão territorial das áreas costeiras brasileiras são responsabilidades atribuídas aos municípios. No entanto, entre as diretrizes estabelecidas, está o Guia de Diretrizes de Prevenção e Proteção à Erosão Costeira, que oferece orientações técnicas essenciais para as prefeituras na implementação de ações de proteção ambiental e mitigação de riscos.

As ações do plano setorial incluem medidas preventivas, como a proteção de ecossistemas costeiros, estratégias de adaptação para comunidades vulneráveis e iniciativas para garantir a resiliência das infraestruturas locais.

Na última semana, um trecho da pavimentação que dá acesso à ‘Aldeia Forte’ foi danificado por causa das fortes ondas do mar registradas durante maré alta em Baía da Traição.

O prefeito Sérgio Lima afirmou que um dos lados da via chegou a desmoronar e, por causa disso, foi solicitado o isolamento do local até que algumas outras medidas sejam tomadas para evitar novos danos.

MaisPB

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.