Intercâmbio: Pollyanna Dutra vai ao Chile para conhecer programas de combate às desigualdades sociais
A secretária de estado do desenvolvimento humano, Pollyanna Dutra, embarcou nesta segunda-feira (11), ao lado de comitiva de técnicos da SEDH e da Secretaria de Representação Institucional (SERI) do Governo do Estado, rumo ao Chile onde iniciou uma semana de imersão nos programas desenvolvidos pelo país vizinho com foco no combate à fome e à pobreza. Conforme a secretária, a perspectiva é que os programas possam ser aplicados na Paraíba, garantindo uma melhor focalização nas políticas públicas de assistência social. Hoje, o Chile possui os melhores indicadores da América Latina nesse quesito.
“Viemos ao Chile, uma comitiva da nossa Paraíba, com um objetivo central, que é conhecer os programas de combate à pobreza daqui. Conhecemos o exemplo do Chile em alguns cursos voltados a plataformas de enfrentamento de desigualdades ainda no Brasil, junto ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), mas de forma superficial, por isso viemos até aqui. De antemão, sabemos que no Chile a focalização na pobreza e acesso aos direitos funciona bem, repercutindo em indicadores que hoje são os melhores da América Latina. As experiências daqui são impressionantes e não tenho dúvidas de que isso tudo proporcionará uma bagagem de conhecimentos que reverteremos em políticas públicas em nosso estado”, explicou Pollyanna.
Ao todo, a comitiva paraibana no Chile passará uma semana no país, ao lado do diplomata Ricardo Mendes, que destacou o protagonismo do Chile na América Latina com relação ao desenvolvimento de políticas de combate à pobreza e extrema pobreza. “O Chile tem políticas públicas muito avançadas na área social, é um grande parceiro nosso e também do Ministério do Desenvolvimento Social, na pessoa do ministro Wellington Dias. As coisas por aqui estão avançando bastante e tenho certeza de que iremos aprender muita coisa durante essa semana”, pontuou.
Neste primeiro dia de agendas, a equipe brasileira já teve acesso a uma apresentação do Ministerio de Desarrollo Social y Familia y los Servicios Relacionados, além de conhecerem o Registro de Informação Social do país (Registro de Información Social: Registro de Hogares y Calificación Socioeconómica), que categoriza os registros de habitações e a classificação socioeconômica de cada família alcançada pelos programas de assistência existentes no país. A agenda seguirá nesta terça, com mais informações a respeito do registro, bem como do Sistema Intersectorial de Protéccion Social. Na quarta, a equipe conhecerá o Subsistema de Protección Integral a la Infancia (Chile crece mas) e realizarão visitas técnicas. Ainda está prevista na agenda a apresentação do Sistema de Evaluación y Monitoreo Chileno, plataforma por meio da qual é realizado o monitoramento de todos os programas sociais do país.
“Tenho certeza que levaremos para a Paraíba muito projeto bom na bagagem”, arrematou a secretária.
Assessoria