Meteorologia renova alerta de chuva intensa e vento forte para João Pessoa nesta sexta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo alerta de perigo potencial com previsão de chuva intensa e forte vento em João Pessoa e outros 204 municípios paraibanos entre esta sexta-feira (16) e sábado (17).
A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Kelson Chaves, explicou que, apesar da ocorrência da ventania e chuva durante a madrugada, não foram registradas ocorrências graves, apenas dois pontos de alagamento, sem vítimas.
“Eu sugiro que as pessoas observem bem as situações referentes a fissuras e rachaduras paredes, em tetos, pisos, qualquer anormalidade em árvores. Não se proteger em locais cobertos por telhas de material metálico. A orientação é, se puderem fiquem em casa, até cessar o perigo iminente”, disse Kelson Chaves.
Madruga de tempestade
A madrugada desta sexta-feira (16) foi de chuva intensa e ventania em João Pessoa. Em decorrência disso, houve queda de árvores, muros e telhados foram arrastados pela força do vento.
Na avenida Fernando Luiz Henrique, no bairro do Bessa, a queda de uma árvore interditou a via. Na ladeira que liga o bairro do Rangel a Jaguaribe, duas árvores também caíram, o que interrompeu o tráfego de veículos.
No bairro do Cristo, parte do telhado de uma empresa foi destruído e o muro de uma casa desabou. Ainda no bairro, a queda de uma árvore arrastou um poste e afetou parte de uma residência.
Também houve registro de queda de árvore no bairro dos Funcionários e desabamento de telhado no Nova Mangabeira e Bancários.
Cidade fica sem energia
Mais de 20 mil consumidores ficaram sem energia durante a madrugada desta sexta-feira (16) em decorrência da tempestade com chuva e fortes ventos na Região Metropolitana de João Pessoa.
De acordo com o coordenador de operações da Energisa, Bruno Correia, as quedas e oscilações na energia foram provocadas pelo vento, que causou queda de árvores e coberturas, o que afetou a rede de transmissão.
Segundo ele, até as 6h o fornecimento de energia já tinha sido reestabelecido em cerca de 80% das unidades consumidores e a previsão é de que até o final da manhã tudo seja normalizado.
MaisPB