A médica paraibana Ana Helena Germoglio é a infectologista que assinou o comunicado divulgado hoje (25) pela assessoria do Planalto a respeito do cancelamento da viagem de Lula à China. Natural de João Pessoa, Ana Helena tem 42 anos e se formou em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Após a formatura, em 2005 e, a médica paraibana se mudou para Brasília no mesmo ano, onde fez residência na Universidade de Brasília (UnB). Desde então, a capital federal é seu principal endereço.

Ao site Metrópoles, ela disse que o convite para assumir a função partiu do ortopedista Cléber Ferreira, médico oficial da Presidência da República nos dois governos anteriores de Lula.

Foi um convite irrecusável. Nunca vislumbrei esse cargo, mas, para qualquer pessoa, servir ao presidente Lula é uma oportunidade única”, disse a médica paraibana.

A missão principal de Ana Helena é cuidar da saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o que inclui acompanhá-lo em todas as viagens nacionais e internacionais.

Antes de integrar a equipe do presidente, a médica paraibana trabalhou no Hospital Alvorada, Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e atuou como professora de pós-graduação em uma faculdade particular do DF.

No período mais crítico da pandemia, Ana Helena estava no Hran, primeiro hospital referência para a Covid no DF. Era uma das responsáveis pelos atendimentos aos casos mais graves da doença. Em seguida, foi requisitada para trabalhar no Centro Especializado em Doenças Infecciosas (Cedin).

Jornal da Paraíba

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.