Açude volta a sangrar após 14 anos e mais sete reservatórios na Paraíba estão com mais de 100% da capacidade após chuvas
As últimas chuvas registradas no estado da Paraíba foram suficientes para aumentar o volume dos reservatórios de água no Sertão e Alto Sertão paraibano, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). Ao todo, oito reservatórios estão sangrando, 83 em normalidade, 24 estão em observação e 20 em situação crítica, até esta segunda-feira (27).
É considerado em situação normal, o açude com mais de 20% de volume. Já os que estão com os níveis abaixo de 20% ficam em observação e os que possuem menos de 5% da capacidade estão em situação crítica.
O Açude do Carneiro voltou a sangrar, neste fim de semana, depois de 14 anos. Localizado na cidade de Jericó, no Sertão do Estado, o sangramento do reservatório foi um destaque, de acordo com a técnica de geoprocessamento e recursos hídricos da Aesa, Jana Yres de Sousa. Do último sábado até a manhã desta segunda-feira, o açude recebeu um aporte de 13.101.903,75m³ de água.
Os açudes Bom Jesus, Cachoeira da Vaca, Cafundó, São José I e II, Pilões e Varzante foram os outros açudes que sangraram.
Previsão para os próximos meses
Conforme a Aesa, a previsão de chuvas para os próximos dois meses nas regiões do Sertão, Alto Sertão, Cariri e Curimataú são de normalidade a acima da normalidade. Nas regiões do Agreste, Brejo e Litoral, a previsão é de chuvas dentro da normalidade climatológica.