O governo Lula pretende fechar parcerias com o setor privado para mais investimentos em segurança hídrica no Nordeste, através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

De acordo com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, em entrevista à CNN nesta quinta-feira (16), uma reunião com o banco foi agendada para o dia 25 de março.

O BNDES deverá ser a ponte para concretização do proposta do governo. A ideia, explica, é que o banco faça uma modelagem de parceria público-privada (PPP) que irá gerir o processo de transposição, manutenção e monitoramento de obras já existentes — como a do Rio São Francisco, por exemplo.

Na entrevista, ele afirmou que essa não é uma transferência ao poder privado, e sim uma maneira de fazer a gestão sustentável dessas obras. “O patrimônio que está ali é público e continuará sendo público”, assegurou.

Retomada dos investimentos

Segundo o ministro, o presidente Lula (PT) está retomando a agenda de investimentos, e valores devem ser liberados nos próximos dias para retorno de obras na região.

Questionado sobre os projetos de infraestruturas previstos para esse ano, o ministro reiterou esse foco na segurança hídrica, especialmente na região Nordeste do país.

A ideia, segundo Góes, é que governo faça a alocação de mais de meio bilhão de reais para três grandes obras de transposição e obras complementares à transposição no Ceará, Paraíba e Pernambuco.

*com informações da CNN

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.