Através de nota, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que concluiu o relatório sobre o acidente envolvendo dois trens, ocorrido no último dia 9 de fevereiro em João Pessoa.

Segundo o relatório divulgado no início da tarde desta segunda-feira (13) falhas de procedimentos operacionais com possível excesso de velocidade como a principal causa.

A análise técnica da equipe de engenharia especializada da Companhia não verificou qualquer falha estrutural ou tecnológica no sistema de freios dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTS), sinalização de via, sistema de controle de tráfego e cruzamento ou de Rádiocomunicação, que pudesse ter causado o acidente.

Ainda conforme a CBTU um dos trens não parou ao chegar no desvio, como determina a operação, além de ter entrado no trecho com velocidade acima da permitida.

“Outros pontos também puderam ser verificados, como o não acionamento do freio de tração e freio de emergência”, diz trecho do comunicado, que complementa:

“Afirmamos ainda que somos solidários a todos aqueles que passaram por tal experiência negativa em nosso sistema, e que casos como estes são raras exceções dada a segurança do sistema de trens urbanos da Região Metropolitana de João Pessoa”.

PB Agora

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.