Doze alunos da Escola Estadual Paulo Freire, localizada na Alça Sudoeste, em Campina Grande, foram aprovados através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023.1. Eles tiveram um bom desempenho e conseguiram êxito nos cursos de engenharia de materiais, estatística, gestão pública e etc. Os alunos fazem parte do projeto para Pessoa Privada de Liberdade (PPL).

A instituição oferece ensino fundamental, médio e apoio na fase Pré-Enem a comunidade. Desde o final dos anos 80, realiza também o trabalho voltado ao público penitenciário.
A equipe de professores do estado, atende o público interessado da penitenciária do Monte Santo, do Complexo Serrotão, da Máxima e também da prisão feminina.
O coordenador da escola Cícero Agra conversou com a nossa equipe nesta quarta-feira (01) e falou um pouco sobre o serviço prestado a comunidade e de que maneira isso tem contribuído para o futuro deste público.

“Mesmo que o indivíduo cometa um crime, é possível que ele volte a sociedade com acesso ao ensino superior”, lembrou Cícero, ao citar o caso do preso André Soares da Cunha, que foi aprovado no curso de medicina, da Universidade Federal de Campina Grande.
Ainda conforme o coordenador, não são todos os detentos que participam dessas aulas. Para ter acesso, é necessário ter um bom comportamento e que também tenha interesse em progredir de alguma forma.
Cícero citou ainda a participação do professor Napoleão Maracajá, que também está engajado nas ações e que consegue vê de perto, o sucesso de projetos como o “Liberdade pela Leitura”.
Neste caso, os presos fazem a leitura de livros e apresentam um trabalho como uma monografia, isto acaba servindo como uma remissão no período de prisão.
O governador João Azevêdo registrou ontem, que 414 estudantes da rede estadual de ensino, conseguiram nota superior a 900 pontos na redação.
Ainda conforme o governador, os alunos tiveram resultados de excelência, o número agora foi superior ao Enem 2021.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.