Reunião de líderes na Câmara e julgamento de militares no STF movimentam semana
Líderes na Câmara dos Deputados vão se reunir nesta terça-feira (14) para discutir a postura dos parlamentares tanto no plenário quanto nas comissões. O objetivo é manter o nível dos debates elevado, de acordo com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), reeleito no dia 1º deste mês.
“Foi deprimente o que nós vimos aqui ante o comportamento de parlamentares, de parte a parte, uns acusando, outros defendendo, e vice-versa”, disse Lira, em referência aos discursos dos deputados nos primeiros dias de funcionamento da nova legislatura.
Segundo Lira, não há a intenção de provocar censura. “Nós aqui não iremos tolher fala de parlamentar, não iremos tolher o que o parlamentar vai falar. Eu só estou dizendo que o que o parlamentar falar pode ter consequência”, disse.
Crimes contra civis
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) têm até esta sexta-feira (17) para decidir se militares que cometem crimes contra civis durante operações de Garantia da Lei e da Ordem ou em outras ações de segurança pública devem ser julgados pela Justiça Militar ou pela comum.
O julgamento, em análise no plenário virtual da Corte, começou na última sexta-feira (10) e avalia de quem deve ser a competência para julgar os militares quando, em atividade, matam, agridem ou torturam civis.
Portal Correio