Quase 10% das ligações atendidas pelo Samu de João Pessoa em 2022 foram trotes. O serviço recebeu 234.173 chamadas no período de janeiro a novembro de 2022. Deste total, 22.465 foram identificadas como trotes. 

O número é referente a João Pessoa e mais 60 municípios inseridos na 1ª Macrorregião de Saúde, que são atendidos pelo Samu-JP. 

A prática é considerada crime, e o autor pode ser enquadrado no artigo nº. 340 do Código Penal Brasileiro por falsa comunicação, cuja pena é prisão de um a seis meses ou multa. No Samu, quando a ligação é identificada como trote, é feito um registro em um banco de dados, sendo contabilizado em estatísticas e, posteriormente, encaminhado a delegacias e Procuradoria para providências cabíveis. 

Atendimentos em João Pessoa 

Na capital, o Samu atendeu 22.256 ocorrências no período de janeiro até novembro deste ano. Deste total, o tipo de atendimento mais frequente é o de socorro, que corresponde a cerca de 90% (20.444) dos chamados, enquanto o restante corresponde a transferências e remoções. Mensalmente, o serviço realizou uma média de 2 mil atendimentos. 

De acordo com o levantamento do Samu-JP, as principais ocorrências registradas este ano foram os acidentes de trânsito (3.816). Outras ocorrências atendidas com frequência pelas equipes de socorro foram psiquiátricas (2.323), paradas cardiorrespiratórias (498), AVC (448), pediátricas (351) e síndromes gripais (255).

G1

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.