Em posse como membro do TRE-PB, Kiu diz que representatividade feminina é “batalha diária”
A advogada Maria Cristina Paiva Santiago tomou posse como membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) em uma solenidade realizada na Sala de Sessões do TRE-PB na manhã desta segunda-feira (26). Um evento marcado pela representatividade em ter a Corte Eleitoral novamente uma jurista na vaga destinada à Ordem dos Advogados do Brasil, após 37 anos.
O detalhe da ampliação da mulher nos espaços devidos da sociedade conduziu não apenas o discurso de posse de Kiu, como é mais conhecida, como toda a cerimônia que foi presidida pela presidente do TRE-PB, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Calvanti.
Em seu discurso de posse, Maria Cristina Paiva Santiago lembrou que a representatividade feminina “é uma batalha diária” e destacou mulheres que cumpriram um relevante papel para funcionamento do Judiciário Eleitoral na Paraíba, como a juíza Helena Fialho (cassada na Ditadura Militar) e, mais atualmente, a presidente Fátima Bezerra e a procuradora regional eleitoral, Acácia Suassuna.
Kiu assume a vaga deixada pelo jurista Arthur Monteiro Lins Fialho, ocorrido em 18 de outubro de 2022. Ela foi nomeada pelo presidente Jair Bolsonaro na semana passada.
Como advogada, a nova integrante disse que é uma honra e um desafio colaborar com a Justiça Eleitoral na Paraíba. “Desafio por ter a oportunidade de participa das próximas eleições, colaborando diretamente com o exercício da cidadania de milhões de paraibanos”, completou.
Jornal da Paraíba