Banco de Leite Humano do ISEA, em CG, faz campanha para arrecadar leite materno neste fim de ano
O Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro, do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), está realizando uma campanha para coletar leite materno e arrecadar potes de vidro para armazenamento do leite. O estoque do Banco de Leite Humano (BLH) está baixo em função do período de final de ano e o objetivo é fortalecer o banco para enfrentar o desabastecimento natural verificado nas festas de Natal e Réveillon.
Em novembro, o BLH teve a menor coleta do ano e, pela primeira vez em 2022, a arrecadação foi menor que a demanda, com 127,1 litros arrecadados e 149 litros distribuídos. Foram 102 mães doadoras e 194 receptoras, o que ocasiona um constante déficit na oferta desse alimento, que é o único consumido pelos recém-nascidos e que ajuda a salvar a vida dos bebês prematuros.
O Banco de Leite Humano (BLH) do ISEA é o responsável por abastecer todas as maternidades da cidade, incluindo a Clipsi, FAP e o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC). O principal objetivo é a oferta desse leite para alimentar os recém-nascidos prematuros que estão internados em UTIs Neonatais.
A unidade é composta por uma equipe multidisciplinar de enfermeiras, bioquímicas, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, técnicas de enfermagem e de lactação, que realizam o cadastramento de doadoras, a coleta, análise, pasteurização e a distribuição de leite humano ordenhado. A equipe também auxilia mulheres com dificuldade em amamentar e faz a coleta até em domicílio.
O BLH Dr. Virgílio Brasileiro já recebeu quatro vezes a certificação padrão ouro da Rede Íbero-Americana de Bancos de Leite Humano. O telefone do BLH é o (83) 3310-6356 e, através dele, é possível realizar o agendamento para a coleta domiciliar ou na maternidade, além de tirar dúvidas e receber a suplementação de leite, no caso das mães cujos filhos precisam de mais leite materno do que elas podem produzir.
Potes de vidro
Para a sociedade em geral é possível fazer a doação de potes de vidro, para o armazenamento do leite. Os potes de vidro devem ter de 150 ml a 500 ml e precisam ser com tampa de plástico, pois as tampas de metal oxidam e contaminam o leite, tendo que ser descartado.