O município de Assunção, localizado no cariri da Paraíba, realizou de forma exitosa a 6ª edição da Feira MultiCultural.

O evento que chega ao 6º ano lembrando a memória do saudoso artesão e fotógrafo João Olinto, reuniu agricultores, criadores de animais, atores, sanfoneiros, artesãos, entre outros seguimentos.

A secretária de cultura Danielma, em contato com a nossa reportagem, destacou a importância do evento do ponto de vista cultural e econômico.

Mobilizamos pessoas, equipes, emoções e sentimentos na realização do evento, mas acima de tudo, muito amor por Assunção. O resultado veio: Crescimento econômico e cultural. Disse.

A gestora acrescentou que o envolvimento das muitas culturas foi o grande diferencial.

Gente de todos os seguimentos garantiu o sucesso. Tivemos agricultura familiar, música, produtos da fazenda, artesanato, e tantas outras novidades que garantiram o diferencial. Resumiu.

O evento foi prestigiado por secretários municipais, vereadores, ( Anazilda, Cocó, Lula, João e Márcio) pelo vice-prefeito Felipe e a população que compareceu em grande quantidade.

Destaque também para a estrutura disponibilizada pelo governo municipal para realização, a exemplo de barracas, som, estantes de vendas e etc.

A feira foi criada no governo do prefeito Rafael Oliveira em 2013 e nos governos seguintes do prefeito Vogel Oliveira, foi ganhando forma, sendo ampliada de feira de artesanato para multicultural.

Falando com a nossa redação, o prefeito Vogel Oliveira destacou a importância do feito.

É um evento que fica maior a cada ano. Hoje realizamos a maior de todas as edições, ano que vem será maior ainda. O investimento foi priorizado e nossa meta é valorizar a cultura e fortalecer a economia. Vender, fechar negócio, garantir renda. Objetivos que foram cumpridos. Ressaltou o prefeito.

Sobre o homenageado

Logo que surgiu, a feira que abrangia apenas artesanato, já nasceu com nome João Olinto da Silva.

Na década 1980 , Joãozinho, como ficou conhecido no então distrito de Assunção, era o fotógrafo oficial da comunidade, cobrindo eventos como casamentos, batizados, aniversários, festas religiosas e sociais.

Filho de dona Rosa e seu Inácio Olinto, Joãozinho era também um talentoso artesão, com trabalhos reconhecidos na região e na própria localidade. Os desfiles de 7 de setembro tinham o toque e a marca do seu trabalho.

Com tanto no currículo, a feira não poderia homenagear, alguém que tivesse mais merecimento. João Olinto, o Joãozinho, está eternizado na feira, nos corações e nos álbuns fotográficos de pelos menos duas gerações de Assunção e da região.

Por Lázaro Farias

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.