PMJP retoma procedimentos com Castramóvel e Banco de Ração
Mais de 6 mil tutores estão inscritos na Coordenadoria de Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura de João Pessoa, para realização de castrações em cães e gatos. Os procedimentos serão retomados a partir do próximo dia 16, com o Castramóvel instalado no estacionamento do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria.
Os procedimentos foram suspensos, para manutenção dos equipamentos do Castramóvel. A equipe que faz as cirurgias é formada por um cirurgião médico veterinário, um anestesista e um auxiliar de veterinária. O procedimento dura em média 40 minutos. Os atendimentos são agendados e antes de vir para a cirurgia os animais precisam passar por exames clínicos – um hemograma – que é feito no Centro de Controle de Zoonozes, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A Coordenadoria de Bem-Estar Animal, com base na lista de inscritos, entra em contato com o tutor e passa todas as orientações, agendando dia e hora para realização do procedimento. Por dia serão realizados entre cinco e dez procedimentos, para cães e gatos.
O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que o Castramóvel é um dos equipamentos mais importantes para a garantia da saúde dos animais e das pessoas. “Cuidar da qualidade de vida dos animais repercute também na saúde das pessoas. A castração é um ato de responsabilidade, evitando doenças e a superpopulação dos animais, que muitas vezes são abandonados nas ruas. Sem dúvida é uma ação extremamente importante da nossa política ambiental”, concluiu.
Mais PB