Veja as propostas de João Azevêdo e Pedro Cunha Lima para a Educação
João Azevêdo (PSB) e Pedro Cunha Lima (PSDB) vão disputar o 2º turno das Eleições 2022 para governador da Paraíba, em 30 de outubro. O g1 reuniu as principais propostas dos candidatos para a área da Educação, com base em seus planos de governo.
João Azevêdo (PSB)
O candidato à reeleição ao governo da Paraíba pelo PSB, João Azevêdo, propõe a abertura de vagas para profissionais da Educação, com a realização de concurso público, e a expansão da oferta de matrículas na rede estadual de ensino.
Além disso, João também pretende ampliar o Programa Alfabetiza PB e fortalecer as ações de busca Ativa Escolar. Como novidade, João propõe a criação de um programa voltado para o desenvolvimento de ações de atenção pedagógica e psicossocial para estudantes e profissionais (confira mais propostas abaixo).
Criação de um programa de atenção pedagógica e psicossocial para estudantes e profissionais
Ampliar políticas de educação especial na perspectiva inclusiva
Fortalecimento da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Ampliação do programa Conexão Mundo
Formatar um calendário de manutenção periódica e sistemática das escolas
Leia o programa de governo na íntegra
Pedro Cunha Lima (PSDB)
O candidato ao governo da Paraíba pelo PSDB, Pedro Cunha Lima, pretende implantar prêmios de incentivo à qualidade de ensino no estado, e gratificar as escolas que obtiverem uma participação de 100% no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Também propõe a reforma de creches e escolas e a criação de um comitê para erradicar o analfabetismo escolar, e a realização de concurso público para ampliar o número de profissionais da área na rede estadual de ensino (confira mais propostas abaixo).
Construir um novo Plano de Educação
Proporcionar atenção à saúde mental do docente
Oferecer habilitações gratuitas para estudantes do 3º ano do Ensino Médio das escolas públicas que passarem no Enem
Expandir o Ensino Médio Integral
Bolsas para Ensino Superior
Fonte: g1 pb