A Operação Eleições 2022, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), já começou, mas a maior parte do esforço será concentrado no próximo domingo, dia 2 de outubro, quando as forças de segurança pública atuarão em cartórios eleitorais, locais de votação e de apuração dos votos, vias públicas e estações de transporte nos 26 estados e no Distrito Federal.

Na Paraíba, um efetivo total de 5.898 homens e mulheres da Segurança Pública será empregado na Operação até a madrugada de segunda-feira. Na manhã desta quarta-feira (28), está ocorrendo o envio de reforço de 1.005 policiais e bombeiros militares para o interior do estado.

O secretário da pasta, Jean Nunes, acompanhou o embarque, que aconteceu do Centro de Educação da Polícia Militar e contou ainda com as presenças dos comandantes das forças de segurança e autoridades do Tribunal Regional Eleitoral e Ministério Público.

A Polícia Civil vai deslocar efetivo para unidades da Polícia Judiciária, a fim de auxiliar na confecção de procedimentos policiais, bem como dar suporte necessário aos órgãos que compõem o sistema de Justiça Criminal.

O Corpo de Bombeiros terá como atribuição auxiliar o Tribunal Regional Eleitoral no apoio a Justiça Eleitoral para segurança das eleições 2022 e auxiliar a Polícia Militar nas ações definidas pela Secretaria da Segurança, em relação à guarda de urnas eletrônicas, além das atividades de socorro e salvamento inerentes à corporação.

O presente do TRE destacou a importância da forca policial que estará sempre próximo as seções eleitorais, sobretudo as mais movimentadas. Ele reforçou a recomendação de “prudência e razoabilidade” a todos os agentes que atuarão no pleito.

O comandante geral da PM, coronel Sérgio Fonseca, garantiu que o efetivo a ser empregado nas vésperas e no dia do pleito, está preparado para garantir a ordem, a paz e a normalidade na festa da democracia.

Os policiais começaram a chegar aos municípios paraibanos para fazer a proteção de mais de 1.750 locais de votação em todo o estado.

“O Departamento de Segurança Pública da Paraíba iniciou  o deslocamento dos policiais que trabalharão no dia das Eleições 2022 e que serão distribuídos de modo estratégico nos locais de votação instalados no interior do Estado e na capital paraibana”, informou o comandante.

A atenção será dada principalmente aos crimes eleitorais. Todas as forças de seguranças federais, estaduais e municipais participam da ação para garantir a segurança de eleitores, servidores da Justiça Eleitoral e dos candidatos.

Segundo o comandante da PM, além dos cerca de 4 mil policiais militares diretamente escalados para a segurança das eleições, outros agentes estarão nas patrulhas dos diversos municípios paraibanos.

“Os policiais já estão escalados, tanto os praças quanto os oficiais. Temos semanalmente reuniões internas, com os policiais e com TRE, para que todas as informações que cheguem sejam repassadas”, disse o comandante.

Um efetivo de 4.308 policiais militares, 1.741 policiais civis, 114 do Corpo de Bombeiros e mais 159 policiais federais incluindo delegados, escrivães, agentes peritos e papiloscopistas estarão de prontidão neste domingo (2) para garantir a segurança das eleições no Estado da Paraíba.

De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública na Paraíba, Jean Nunes, o esquema de segurança foi montado de maneira integrada e, principalmente, com o Tribunal Regional Eleitoral e todas as forças de segurança existentes no estado.

O secretário destacou ainda que o principal foco é a integração entre as forças para garantir a segurança do pleito que vai contar ainda com as novas tecnologias, a exemplo do Centro de Controle de Patos, que vai cuidar da região do sertão.

SL

PB Agora

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.