A três dias das eleições, baixa adesão ao e-título frustra TRE-PB; dos quase 3 milhões de eleitores, só 518 mil ativaram App
A três dias das eleições que vão decidir quem serão os próximos governadores, senadores, deputados e o futuro presidente da República o número de eleitores que baixaram o aplicativo e-titulo, do Tribunal Superior Eleitoral ainda é baixo na Paraíba, sem sequer atingir a metade da população.
Para o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE/PB), Cícero Cassimiro, o sentimento ainda é de frustração. Segundo ele, nesta quinta-feira (29) estavam contabilizados apenas pouco mais de 518 mil ativados de um universo de mais de 3 milhões de eleitores. Ou seja, são mais de 2 milhões de paraibanos que ignoraram os apelos para baixar o App.
“Eu me sinto ainda frustrado com o número de paraibanos que instalaram o e-titulo. Apenas 518 mil ativaram o e-titulo do TSE de um total de quase 3 milhões de eleitores”, lamentou.
ENTENDA
O e-Título é um aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor. Permite o acesso rápido e fácil às informações do eleitor cadastradas na Justiça Eleitoral. Apresenta dados como: zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais.
Desde de 2020, está mais fácil acessar o aplicativo: agora é possível entrar com o número do CPF, sem precisar lembrar do seu número do título de eleitor, além disso o app está cada vez mais acessível para pessoas com deficiência visual, baixa visibilidade ou daltônicas e, por isso, alteramos as cores do aplicativo para tons de azul neste ano.
Não custa lembrar que o app poderá ser utilizado para justificar a ausência ao pleito no dia da eleição e também após as eleições, contanto que o eleitor esteja fora do seu domicílio eleitoral ou possa comprovar, após o pleito, a impossibilidade do exercício do voto.
O app pode ser baixado para smartphone ou tablet , nas plataformas iOS ou Android . Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais.
Para o eleitor que ainda não fez o cadastro biométrico, é necessário apresentar um documento oficial com foto sempre que for utilizar o título digital.
PB Agora