Secretário detalha situação de paraibano com suspeita de ter varíola dos macacos
O secretário executivo da Saúde estadual, Jhony Bezerra, detalhou, na noite desta sexta-feira (29), a situação do homem suspeito de está com varíola dos macacos na Paraíba.
Em entrevista, o médico disse que o paciente de aproximadamente 30 anos e que é de João Pessoa, apresenta os sintomas característicos da doença.
“Apresenta lesões bolhosas em todo corpo e região genital. Acompanhado de febre, dores nos gânglios, prostrações e mal estar”, explicou Bezerra
O homem foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento da Capital paraibana. Após ser avaliado por um especialista, ele foi encaminhado para exames que possam apontar para a varíola dos macacos. Os exames feitos na Paraíba descartaram que possa se tratar de um caso de catapora ou sífilis. O material foi mandado para análise da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, e a Saúde aguarda o resultado.
O paciente começou a apresentar os sintomas após fazer recentemente a uma viagem à uma praia no Rio Grande do Norte, o que aumenta mais a suspeita de que possa se tragar da nova doença.
“Havia ali turistas de vários países da Europa. A Secretaria Estadual de Saúde junto com a Secretaria Estadual de Saúde juntamente com a Vigilância em Saúde do Município de João Pessoa está acompanhado esse paciente que se encontra bem em isolamento domiciliar com quadro estável e sem a necessidade de hospitalização até um diagnóstico”, acrescentou.
Todas as pessoas que entraram em contato com o suspeito também serão acompanhados pela Saúde.
MaisPB