Hospital Santa Isabel supera marca de mil cirurgias realizadas este ano
Especialista em cirurgias de média e alta complexidade, o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), administrado pela Prefeitura de João Pessoa, superou a marca de mil cirurgias realizadas este ano. Em cinco meses, foram 1.045 pacientes beneficiados com os procedimentos cirúrgicos, todos realizados com sucesso.
Foram 440 cirurgias gerais; 145 de urologia; 134 de coloproctologia; 78 de mastologia; 58 de ginecologia; 48 de cabeça e pescoço; 41 cirurgias de mão; 37 vascular; 28 de neurocirurgia; 26 plástica, 9 torácica e 1 de bucomaxilo.
“O Santa Isabel é o maior equipamento do município em relação a hospitais e abarca a maior quantidade de especialidades médicas. A gente vem contribuindo e vamos contribuir ainda mais para agilizar a fila de espera, garantindo o melhor atendimento à população através da Secretaria Municipal de Saúde”, reforçou a diretora-geral do hospital, a médica Adriana Lobão.
A gestora ressalta que o Hospital Municipal Santa Isabel, inclusive, realiza atendimento multidisciplinar, quando é demandado, a exemplo das cirurgias bariátricas, onde os pacientes são atendidos por diversos profissionais antes, durante e depois do procedimento.
Pacientes – Entre os mais de mil beneficiados com os procedimentos este ano está o senhor Alberico Soares, de 64 anos, que fez uma cirurgia de próstata. “Só tenho a agradecer a toda a equipe do Hospital Santa Isabel pelo tratamento que meu marido recebeu durante o pré-operatório e a cirurgia”, afirmou Francinalda Soares, esposa do paciente.
Outro usuário que fez cirurgia é o motorista Edson Alves Diniz, de 59 anos, submetido a uma cirurgia de hérnia umbilical. “Graças a Deus deu tudo certo. Eu consegui fazer a minha cirurgia e a recuperação foi ótima”, comemora.
Opera João Pessoa – Do total de procedimentos realizados, mais de 170, a exemplo da cirurgia de seu Edson Alves Diniz, aconteceram no âmbito do Programa Opera João Pessoa, que tem beneficiado pacientes adultos e pediátricos com cirurgias eletivas. O programa foi criado para reduzir a demanda reprimida causada durante a pandemia da Covid-19 e tem cumprido com sucesso o objetivo.
As cirurgias realizadas dentro do Opera João Pessoa não interferem na rotina das cirurgias do Santa Isabel, que continuam sendo realizadas normalmente, como comprovam os números.
Para a realização das cirurgias, os pacientes são encaminhados ao Hospital Santa Isabel pela Central de Regulação do município.