Chuvas devem aumentar capacidade dos reservatórios no Brejo e reduzir crise hídrica
O diretor da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Porfírio Loureiro, revelou que a situação atual dos reservatórios da região do Brejo paraibano está crítica, com pouco volume, mas que as chuvas recentes no estado podem ajudar na recarga de água.
“Hoje a situação está mais difícil. Todos os reservatórios estão em situação crítica, não tivemos recargas satisfatórias ainda. Tivemos uma pequena recarga tanto em Canafístula II como em Lagoa do Matias e Pirpirituba, que a Cagepa reativou em forma de racionamento os sistemas de abastecimento daquela região”, explicou.
“E esperamos agora, com a quadra chuvosa, […] que comece a ter recarga para os reservatórios, podendo, assim, a Cagepa reativar todos os sistemas sem ser em sistema de racionamento”, disse Porfírio Loureiro.
Nos últimos dias, a Paraíba teve um aumento considerável no volume de chuvas. O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, informou que choveu quase 200mm apenas na capital paraibana. Ao ser perguntado sobre o acompanhamento da Aesa neste período de chuvas, o Porfírio disse estar lidando bem.
“Na tranquilidade. Essa é a época chuvosa da faixa litorânea e também do Brejo, e o final do período chuvoso no Cariri e Sertão. Então, nós tivemos o final de semana todo de chuva em João Pessoa. Tiveram um acumulado de quase 200mm, também em Cabedelo e na região metropolitana.”
“E tivemos chuvas consideráveis também no Cariri, choveram 163mm de chuva em Cabaceiras, 76 em Barra de Santana e chuvas no Sertão. É o normal. A gente espera que essas chuvas se intensifiquem no Brejo paraibano, para que a gente tenha recarga nos reservatórios de lá.”
A expectativa da Aesa é que as chuvas continuem nos próximos dias, mas com a possibilidade de um volume menor. Atualmente, a região metropolitana de João Pessoa passa pelo período chuvoso, que permanecerá até a metade de agosto.
Leonardo Abrantes – MaisPB