Quase 500 mil títulos de eleitor na Paraíba ainda estão irregulares; prazo termina em uma semana
Dos 3.524.393 eleitores inscritos na Paraíba, 498.474 não estão aptos ao voto, ou seja, estão com seus títulos de eleitor em situação irregular. O prazo para regularizar vai até a próxima quarta-feira, dia 4 de maio, quando também termina o prazo para tirar o título ou transferir o domicílio eleitoral
Até o momento, 3.025.919 eleitores encontram-se aptos a votar no próximo dia 2 de outubro. São considerados irregulares, ou não-aptos a votar, os títulos dos eleitores que não votaram, nem justificaram a ausência às urnas nas últimas três eleições (regulares ou suplementares).
Vale salientar que devido a pandemia da Covid-19, a Resolução TSE nº 23.637/2021 determinou a suspensão temporária do cancelamento dos títulos de quem não votou em 2020, ou seja, eles podem votar. Para as próximas eleições quem não regularizar a situação terá o título cancelado.
Já os eleitores que faltaram às urnas em 2018 não podem votar e podem sofrer consequências como os impedimentos de: obter passaporte ou carteira de identidade; inscrever-se em concursos públicos; e renovar matrícula em instituições oficiais ou fiscalizadas pelo governo.
Click Pb