Mídia nacional destaca que Lula já teria conversado com João Azevêdo sobre chapa na Paraíba
De acordo com reportagem desta semana da Folha de São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem conduzido, pessoalmente, acordos que privilegiam potenciais aliados, em detrimento de nomes do próprio PT, na hora de escolher que candidatos apoiar para governos estaduais, em sua pretensão em voltar ao Palácio do Planalto e o percursos não deixou de passar pela Paraíba.
Segundo a matéria, Lula mantém canais de diálogo com governadores até onde ainda não se cogita uma aliança formal com o PT nesse primeiro turno. É o caso de Sergipe e Paraíba. O ex-presidente já se reuniu com o governador sergipano, Belivaldo Chagas (PSD), que deverá lançar o deputado Flávio Mitidieri, seu correligionário, à sucessão. Apesar da boa relação com o PT, Lula aposta na candidatura do senador Rogério Carvalho ao cargo.
De acordo com a matéria, o ex-presidente também já conversou com o governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania). Mas o petista não pretende contrariar o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) por uma dívida de gratidão. Recém-filiado ao PT, Coutinho foi ferrenho defensor de Dilma Rousseff, quando ainda era filiado ao PSB, e hoje vê em Azevêdo um rival.
Veja mais detalhes – Mesmo diante das dificuldades para a costura de uma federação com o PSB e outras siglas de esquerda, o PT trabalha com a perspectiva de lançar somente cerca de dez candidatos a governador nas próximas eleições, um dos menores números de seus 42 anos de história. Nos demais estados, a prioridade será a consolidação de palanques consistentes com vistas à eleição de Lula e à governabilidade de uma eventual gestão petista. Além disso, há um entendimento de que a eleição de uma forte bancada para Câmara dos Deputados e Senado se sobrepõe à disputa de governos estaduais. As negociações –que têm a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), como avalista– não se restringem aos partidos do bloco de esquerda, estendendo-se ao centrão. A agenda do ex-presidente também inclui conversas com MDB, PSD e PSDB.
PB Agora