‘BBB 22’: Herpes vira assunto após beijo entre Eliezer e Natália
O beijo de Eliezer e Natália na noite da última quarta-feira, no quarto Grunge, durante a festa da líder Jade, rendeu de ciúmes a preocupação com a saúde. Isso porque, segundo Vyni e Maria, o brother está com herpes labial, uma infecção viral contagiosa.
Quando os dois começaram a se beijar, na frente de Jessilane e Vyni, e o cearense foi logo alertando a mineira. “Coragem dela, ele tá com herpes”. Natália riu e disse que o “colega quebrou o clima”.
Depois, quando estavam sozinhos no quarto e Vyni alertava Eliezer sobre a possibilidade de Maria ficar chateada com a situação, afinal, ela foi outra ficante do carioca, a atriz chegou e Vyni começou a contar o que aconteceu. A única ponderação que ela fez, no entanto, foi: “Não tem nenhum problema. Só fico preocupada por você estar com herpes e ela não ter ligado”. Tempo depois, a própria Maria protagonizou um beijo triplo com Natália e Eliezer.
A herpes
A herpes labial é uma virose dermatológica contagiosa, crônica e recorrente, causada pelo vírus herpes simples. Quando ele se manifesta, dura aproximadamente uma semana e os sintomas começam com coceira, passam para inchaço, depois vesículas (as tais bolhinhas) que se rompem e formas crostas.
Segundo a dermatologista Tatiana Veras, do Rio de Janeiro, mais de 90% da população têm o vírus, mas nem todo mundo manifesta a doença.
“Enquanto houver alguma lesão no lábio, é possível contaminar outra pessoa. Por isso, é preciso tomar muito cuidado ao compartilhar copos, talheres e utensílios em geral”, diz a dermatologista, frisando que, no entanto, nem toda lesão labial é herpes.
O tratamento, no momento de crise, são medicamentos antivirais para acelerar o ciclo natural do vírus. Estresse, excesso de sol e determinados alimentos podem tornar o aparecimento da herpes labial mais recorrente. Mudança de hábitos e algumas medicações, segundo Tatiana, ajudam a tornar a infecção menos frequente.