Pelo menos 10 capitais brasileiras cancelaram o Carnaval de rua em 2022. O aumento de casos da variante Ômicron da Covid-19 e de Influenza A H3N2 no Brasil levou prefeitos a bater o martelo sobre a decisão de não realizar a folia este ano. Ao menos 11 capitais ainda não definiram sobre o evento. Até o momento, somente o Recife decidiu provisoriamente suspender o Carnaval, mas não descarta uma reavaliação. Outras quatro das 27 capitais brasileiras não responderam.

Festas tradicionais, como as dos blocos de rua do Rio de Janeiro (RJ) e de Salvador (BA), não ocorrerão este ano. Se ainda havia dúvidas sobre a realização dos eventos, os surtos de Covid e de gripe após festas de Réveillon acabaram com as perspectivas.

Mais sobre o assunto

Brasil
Prefeitura do Rio cancela Carnaval de rua devido à Covid pelo 2º ano
Carnaval de Olinda
Brasil
Com novos casos da Covid e influenza, Olinda cancela Carnaval de 2022
bloco de carnaval no Rio
Brasil
RJ: “Acatamos a ciência”, diz representante de liga de Carnaval de rua
Até o momento, além das capitais fluminense e baiana, Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Belém (PA), São Luís (MA) e Distrito Federal descartaram realizar ou dar estrutura para a folia nas ruas.

frevo recife
Recife tem um dos mais tradicionais carnavais do BrasilReprodução
Bloco Simpatia É Quase Amor, no Rio de Janeiro (RJ)
Prefeitura do Rio cancela carnaval de ruaReprodução/Instagram

Haverá nova reunião entre Paes e representantes de ligas na sexta-feira (7/1)Fernando Maia / Riotur
Bloco Galo Cego animou o pré-carnaval na área central de Brasília, em 2020
O Carnaval em Brasília é marcado por blocos tradicionaisMyke Sena/Especial para o Metrópoles

Indefinição
São Paulo (SP), Maceió (AL), Manaus (AM), Goiânia (GO), Porto Velho (RO), João Pessoa (PB), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Aracaju (SE) e Palmas (TO) ainda estão com indefinições acerca da realização da festa.

“A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que a realização do Carnaval de 2022 dependerá do cenário epidemiológico da cidade na ocasião. A pasta, que faz parte da comissão de avaliação das atividades do Carnaval, irá apresentar os dados do quadro epidemiológico – relativo à Covid-19 – e de assistência hospitalar para a Prefeitura nesta quinta-feira (6/1)”, diz a nota.
Belo Horizonte (MG) informou à reportagem que não vai proibir a folia nas ruas da capital mineira, mas não vai financiar.

“Os desfiles das escolas de samba, blocos caricatos e blocos de rua são considerados manifestações culturais espontâneas de Belo Horizonte, não sendo necessária autorização prévia da administração municipal para a sua realização. No entanto, a Prefeitura de Belo Horizonte afirma que não irá patrocinar o Carnaval de Belo Horizonte 2022, bem como não realizará nenhum tipo de cadastro de blocos ou investimento em infraestrutura”, afirmou, em nota.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.