13 cidades na Paraíba estão com colapso no abastecimento de água por escassez de chuva, diz Cagepa
Na última segunda-feira (6), a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) divulgou que os abastecimentos nas cidades de Bananeiras e Solânea serão suspensos a partir da próxima semana devido ao esvaziamento da barragem Canafístula II, em Borborema.
Segundo apurou o ClickPB, os dois municípios passaram a integrar uma lista de 11 cidades paraibanas com comprometimento nos serviços de abastecimento: Pirpirituba, Sertãozinho, Duas Estradas, Serra da Raiz, Lagoa de Dentro, Araruna, Cacimba de Dentro, Damião, Tacima, Dona Inês e Riachão.
De acordo com gerente regional do Compartimento do Brejo, Edson Almeida, o período chuvoso deste ano foi fraco, impactando de forma severa a região.
“A gente está passando por um crise hídrica nunca vista. Introduzimos um racionamento rigoroso desde o mês janeiro para aguardar o período de chuvas, entre maio e agosto, só que ele não veio e não houve nenhuma contribuição ao manancial que abastece essas cidades”, informou.
Para atenuar a situação, a Cagepa e o Governo do Estado estabeleceram medidas de curto, médio e longo prazo. As ações mais imediatas são o fornecimento de carro-pipa e distribuição de caixas d’água para as prefeituras, além da disponibilização da coleta de água em pontos de distribuição da própria empresa.
“Existem planos para a construção de uma adutora a partir de Guarabira para abastecer parcialmente essas cidades e a perfuração de 40 poços, além das obras estruturantes como a volta da execução da Trans-Paraíba e o projeto de abastecimento em Solânea e Bananeiras a partir do manancial de Nova Camará”, concluiu.